Conexões Inesperadas: Ensinamentos de Didi em Amsterdam

Você já encontrou alguém que, sem saber, ofereceu as palavras que você mais precisava ouvir? Em Amsterdam, eu tive essa experiência.

Um Encontro em Amsterdam:

— Você é brasileira? Perguntou Didi, uma senhora que estava sentadinha com suas anotações diante de um Museu em Amsterdam.

— Sim, — e sorri, porque tenho mesmo cara de brasileira. Mas dessa vez eu tinha uma pista, a blusa escrita em português: Gratidão.

Curiosa, perguntou sobre mim, e eu disse que estava turistando pela Holanda, que amava Amsterdam, mas a língua era bem difícil, principalmente porque ainda estava aprendendo o inglês.

Isso foi em 2019, pouco tempo depois de começar a me aventurar mundo afora sem falar fluentemente o idioma.

O Poder da Empatia:

Então ela me revelou que tinha setenta e poucos anos, que além do holandês e do inglês, falava francês, espanhol e estava ali fazendo “a lição de casa” das aulas de italiano. Didi me elogiou pela coragem de sair do meu país para aprender inglês e disse que eu falava muito bem.

Algumas lágrimas caíram e ela disse — nós europeus não somos como vocês não. Brasileiro é muito emotivo.

O Inesperado Consolo e Algumas Palavras de Sabedoria:

Eu agradeci profundamente pelas palavras, saí e chorei de novo. Eu mal tinha dormido naquela noite. Uma pessoa tinha sido super grosseira comigo por causa do meu nível de inglês. Aquela mesma pessoa revirou os olhos impacientemente quando pedi para repetir algo.

Ela não sabia da minha história. Não sabia que era um sonho de infância sufocado pela pobreza, pelas obrigações da vida, e todas as implicações da vida adulta.

Antes de ir embora, Didi falou algo que parecia feito sob medida para o meu coração: “Olha Andrea, não tenha vergonha de falar inglês. Mesmo que você não saiba, que fale errado, não tenha vergonha. Fale, não desista, você está indo muito bem.”

Eu tirei uma foto dela. Saí dali renovada e feliz. Quantas vezes anjos cruzam nosso caminho?

A vida é feita de conexões. A cada encontro temos a oportunidade de deixar algo bom e levar algo bom conosco.

Meu convite pra você: Já teve um encontro inesperado que marcou sua jornada? Compartilhe nos comentários.

mais do meu blog